Avança PL que cria multa a quem estacionar em rampas de acesso a PCDs
- miguelfilho2x17
- 26 de nov.
- 1 min de leitura
Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou PL que permite multa e guincho a quem praticar a infração

Quem costuma estacionar o veículo em acessos reservados a pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida, poderá pagar multa e ter o carro multado. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados, aprovou projeto que prevê nova cobrança, além da possibilidade de guincho. Para virar lei, porém, o texto ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Câmara e passar pelo Senado.
Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina apenas que serão multados os veículos estacionados em faixa de pedestre ou guia de calçada rebaixada para entrada ou saída de veículos. Nestes casos, a infração é média, a multa é de R$ 130,16, o motorista leva quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o carro ainda pode ser removido, se necessário.
O texto aprovado ainda permite usar recursos das multas de trânsito em obras de acessibilidade. Hoje, a receita arrecadada com multas de trânsito é aplicada exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.




Comentários