top of page

CANEDÃO: Casa do Choro celebra 10 anos com concerto gratuito

  • miguelfilho2x17
  • 25 de ago.
  • 2 min de leitura

Casa do Choro celebra 10 anos com concerto gratuito em Senador Canedo

ree

Patrocinada pela Transpetro, turnê da Orquestra Portátil passa por três cidades goianas entre 26 e 28 de agosto


A Casa do Choro, principal centro de ensino e difusão do gênero no Brasil, completa 10 anos em 2025 e comemora a data com uma turnê da Orquestra Portátil em Goiás. Em Senador Canedo, o concerto acontece no dia 27 de agosto, às 15h30, no Auditório do Paço Municipal, com realização da Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (Secult).


O roteiro inclui ainda Bela Vista de Goiás (26/08) e Bonfinópolis (28/08), sempre em espaços públicos parceiros e com acesso gratuito. O projeto é patrocinado pela Transpetro, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, e também celebra os 25 anos da Escola Portátil de Música (EPM) e os 20 anos da Orquestra Portátil.


Concertos didáticos - As apresentações têm caráter formativo. Além da execução de obras de grandes nomes da música brasileira, os músicos explicam ao público a história do choro, suas características e os instrumentos utilizados. A proposta é aproximar estudantes e comunidades do gênero que surgiu no Rio de Janeiro no século XIX e ganhou força em todo o país, inclusive em Goiás.


Em cada cidade, 19 músicos — professores, alunos e ex-alunos da EPM — participam do concerto.


Orquestra Portátil - Fundada em 2005 como prática de conjunto da EPM, a Orquestra Portátil tornou-se um dos principais grupos de choro do Brasil. O repertório é conduzido pelo maestro e bandolinista Pedro Aragão, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).


A formação reúne nomes como Paulo Aragão (violonista e arranjador), Jayme Vignoli (cavaquinista) e os irmãos Everson e Aquiles Moraes, que começaram a carreira na EPM e hoje atuam com artistas como Ney Matogrosso. A coordenação é da cavaquinista Luciana Rabello, fundadora da Casa do Choro.


Goiás e a Casa do Choro - A relação da instituição com Goiás é reforçada pela presença de artistas do estado em seus cursos. Um exemplo é a cantora e compositora Débora Di Sá, de Pirenópolis, que estuda piano e acordeon na Casa do Choro.


“ Estudar na Casa do Choro tem sido uma renovação para o meu trabalho. Os professores são referências, mas também há espaço para desenvolver composições próprias. Essa abertura fortalece a cena em Goiás e cria um diálogo entre o choro carioca e a música feita aqui ”, afirma.


Programação em Goiás


* 26 de agosto (terça-feira), 15h30 – Bela Vista de Goiás - Auditório da Câmara Municipal

* 27 de agosto (quarta-feira), 15h30 – Senador Canedo - Auditório do Paço Municipal

* 28 de agosto (quinta-feira), 15h30 – Bonfinópolis - Auditório Municipal José Cândido de Amorim

Texto: Bianca Nascimento - Foto: Pablo Cartilho/Divulgação - Secretaria de Comunicação e Eventos

 
 
 

Comentários


bottom of page