top of page

Exclusivo: CPI começa a revelar farsa das invasões do MST e seus aliados

  • miguelfilho2x17
  • 13 de jun. de 2023
  • 1 min de leitura

Relatório de diligência obtido por Oeste mostra invasões montadas, relatos de ameaças e doutrinação ideológica

ree

Com um mês de trabalho, as primeiras diligências da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara já começaram a revelar a farsa das invasões do MST e dos seus braços no campo, especialmente a Frente Nacional de Lutas (FNL), liderada por José Rainha Júnior – solto nesta segunda-feira, 12, pela polícia de São Paulo.

Parlamentares da comissão visitaram propriedades invadidas pelos movimentos no oeste paulista – Presidente Prudente, Rosana e Sandovalina. Os deputados filmaram as condições degradantes dos acampamentos, entrevistaram pessoas que confirmaram terem sido enganadas com promessa de terras e encontraram barracões para doutrinação ideológica. O material consta de um documento assinado pelo relator, Ricardo Salles (PL-SP), obtido por Oeste.

O relatório da visita, acompanhada pela Polícia Civil paulista, afirma que há um “modus operandi para invadir e estruturar” as terras em curto espaço de tempo, apesar das distâncias. São elementos claros que atestam o uso de pessoas em condições de extrema pobreza como massa de manobra política.

“Foi observada a condição degradante dos invasores em termos de direitos humanos, possivelmente em condição muito pior do que aquelas em que são encontrados trabalhadores em situação análoga à de escravidão”, diz o texto


 
 
 

Comentários


bottom of page