Israel bombardeia Irã e fecha espaço aéreo
- miguelfilho2x17
- 13 de jun.
- 1 min de leitura
Um ataque aéreo de Israel na madrugada desta sexta-feira (13) matou Mohammad Bagheri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã e principal líder militar do país.

Mohammad Bagheri
Israel realizou um ataque aéreo contra o Irã na noite de quinta-feira (12). O bombardeio foi confirmado pelo IDF (Forças de Defesa de Israel) e tem como alvo o programa nuclear iraniano. A capital Teerã também foi atingida. Segundo Effie Defrin, porta-voz do IDF, o Irã “está mais perto do que nunca de conseguir uma arma nuclear” e, por isso, Israel “não teve escolha”.
A alegação do IDF é que o Irã tem urânio enriquecido suficiente para construir várias bombas em poucos dias. “Hoje, o Irã está mais perto do que nunca de obter uma arma nuclear. Armas de destruição em massa nas mãos do regime iraniano são uma ameaça existencial ao Estado de Israel e ao mundo em geral”, afirmou em comunicado.
Em pronunciamento, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que esse momento é “decisivo na história de Israel”. Netanyahu ainda afirmou que a operação continuará pelos próximos dias. “Há alguns momentos, Israel lançou a Operação Leão Ascendente, uma operação militar direcionada para conter a ameaça iraniana à sobrevivência de Israel. Esta operação continuará pelos dias necessários para eliminar essa ameaça”, disse.




Comentários